Suplementos podem trazer danos à saúde

Não é segredo para ninguém que o uso de anabolizantes pode ser bastante prejudicial para a saúde humana. Mas e os suplementos alimentares: também podem fazer mal?




Antes de mais nada, é preciso diferenciar suplemento de anabolizante. “Suplementos alimentares são produtos derivados de alimentos, enquanto que os esteroides anabolizantes são medicamentos derivados de testosterona (hormô- nio masculino) utilizados para quadros clínicos específicos, como recuperação da massa muscular em indivíduos com câncer ou HIV. Mas muitas pessoas utilizam com finalidades estéticas, já que é possível ter ganho muscular”, explica o nutricionista e mestre pela Unifesp, Murilo Dattilo.


Ele diz que usar suplementos pode ser bom, mas isso depende da avaliação de cada organismo. “O uso de suplemento não é condicionado à duração ou ao tipo de exercício praticado, mas, sim, ao estudo aprofundado da dieta do indivíduo e à verificação da necessidade de implementação do produto. Para a obtenção de resultados ótimos, é fundamental que a prioridade seja o ajuste alimentar para, depois, pensar em suplementos”, diz.


O nutricionista avisa que atletas ou indivíduos fisicamente ativos conseguem, na maioria das vezes, atingir suas necessidades nutricionais apenas com a alimentação normal, o mesmo se aplicando aos sedentários. 


Dattilo também faz um alerta: o uso exagerado de suplementos pode ser prejudicial para a nossa saúde.  “Não só o excesso mas também porque de 25% a 33% dos produtos têm algum tipo de contaminante (substâncias estimulantes ou precursoras de testosterona) ou não possuem o que o rótulo realmente diz”, explica o nutricionista. 


“Suplementos não são sinônimos de segurança nem de saúde, mas, sim, de grande possibilidade de fraude devido à fiscalização precária.”


Alimente-se de forma natural


Veja o papel de alguns nutrientes importantes para nosso organismo e em que alimentos podemos encontrá-los:


Proteínas
Muito usados por quem faz musculação, os suplementos proteicos (ou “proteína em pó”) não são anabolizantes. São obtidos pelo processamento de alimentos como soja, ovos e leite para criar um produto com alta concentração de proteína. Seu uso requer muita cautela; dê preferência às proteínas encontradas nos alimento.


Cálcio
Muito importante para o crescimento e para a construção e manutenção de ossos e dentes. Encontrado no leite (e em seus derivados) e em folhas verdes.


Zinco
Age na síntese de proteínas e neutraliza a ação dos radicais livres no organismo; também é importante para o crescimento. Encontrado nos peixes, frutos do mar e grãos integrais.


Ferro
Faz o transporte de oxigênio para a musculatura na hora em que o corpo faz exercícios físicos. Encontrado nas carnes vermelhas, no feijão e na lentilha.


Magnésio
Atua na condução de impulsos nervosos e na contração muscular; interfere também nas atividades do metabolismo celular. Encontrado em legumes, cereais e castanhas.

Vitaminas do Complexo B

Ajudam a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras. Encontradas nas carnes e nos ovos.


fonte:http://www.band.com.br/viva-bem/saude
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

Leave a comment