Sim, eu sei que você pode utilizar a câmera do seu smartphone para tirar fotos, fazer conversas por vídeo ou filmar alguma coisa… Mas a questão é que uma câmera munida de um sistema inteligente pode fazer muito mais do que isso!
A câmera do seu smartphone é um dispositivo de entrada de informação com poderes incríveis! Basta que você passe a pesquisar por aplicações criativas o suficientes para usar todo esse potencial, e você verá que existem formas de usar a câmera que vão além de instagram. Confira abaixo a nossa lista com 6 maneiras inteligentes de usar a câmera do seu celular (os aplicativos citados abaixo são apenas exemplos – existe uma variedade de diferentes aplicativos que realizam as mesmas funções).

1) Escaneie os produtos pessoalmente, mas compre online


Com certeza absoluta, olhar (e tocar) os produtos antes de comprar oferece uma confiança maior para o consumidor. No entanto, não é de hoje que as compras online costumam ser significativamente mais baratas. Pensando assim, desenvolvedores pensaram em um aplicativo capaz de fazer a pesquisa online assim que você escaneia o código de barras de algum produto.

No caso do aplicativo “Price Check” da Amazon, por exemplo, basta que você aponte a sua câmera para o código de barras de algum produto na loja, para ele te dizer em instantes, se o mesmo produto está disponível na Amazon por um preço inferior. Fantástico!

2) Traduza textos em um clique

Todos, em algum momento da vida, já precisaram ou quiseram traduzir um texto impresso, uma placa ou uma simples estampa de camisa. Até então, a atitude mais óbvia para se tomar era digitar o texto em língua estrangeira em algum serviço semelhante ao Google Translate e traduzir a frase.
No entanto, existe uma maneira ainda melhor – se você estiver usando o aplicativo do Google Translate, você pode usar a função de câmera para tirar uma foto do texto. O Google usará o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para interpretar automaticamente o texto e traduzi-lo para você. Ele não é perfeito, e vez ou outra é necessário que você precise arrumar alguma coisinha, mas em geral, o aplicativo funciona bem, e é uma baita mão-na-roda para quem precisa dessa função.

3) Brinque com a realidade aumentada

A realidade aumentada é novo “ó” do “borogodó”. Essa tecnologia usa um conceito bastante simples, que permite que você use o seu smartphone para captar uma imagem ao vivo, e enquanto isso, o aplicativo interpreta tudo e modifica de acordo com o seu propósito. Em outras palavras, os aplicativos de realidade aumentada te mostram um vídeo ao vivo da sua câmera, e sobrepõe a imagem com alguma coisa que não está realmente lá.
Como é o caso do aplicativo de catálogo do IKEA, que permite que você use a realidade aumentada para imaginar como uma peça de mobiliário IKEA ficaria em sua casa. Nesse caso, ainda é necessário que você possua o catálogo de papel para que o resultado seja bacana

4) Identifique locais próximos

Você também pode utilizar a câmera do seu smartphone ​​para identificar locais interessantes próximos de você. Como por exemplo, no recurso “Monocle” do aplicativo da Yelp, recentemente chegado ao Brasil, que permite que você possa exibir marcadores de localidades próximas a você por meio de realidade aumentada.
Com esse recurso, basta que você aponte a câmera do celular em uma direção qualquer, e o app se encarrega de te mostrar a direção e a distância em que se encontram localidades de seu interesse.

5) Pesquise usando uma imagem

Muitos aplicativos de busca permitem que você possa tirar uma foto de sua câmera e usá-la para realizar uma pesquisa. Se você tirar a foto da embalagem de um produto, por exemplo, você verá como resultado algumas informações e qualificações do produto.
Esses aplicativos de busca por imagem, não são as formas mais eficazes de encontrar um  bom resultado, mas com certeza É uma das formas mais simples. O próprio aplicativo de pesquisa do Google realiza essa função muito bem.

6) Digitalize seus documentos

Tenho a certeza que várias vezes no seu dia você recebe cartões de visita, comprovantes, recibos, cupons fiscais e inúmeros outros papéis que parecem incômodos mas podem vir a ser necessários. Nesse caso, o molhor a se fazer é manter uma cópia digital dos respectivos documentos. Par tanto, você pode utilizar a câmera do seu smartphone como um scanner de documentos impressos.
Os melhores aplicativos do mercado, não apenas vão capturar uma foto do documento, mas vão também utilizar tecnologia OCR para converte-lo em um documento PDF “pesquisável”.  Obviamente o resultado pode não ser tão satisfatório quando o de um scanner propriamente dito, mas quebra um baita galho no dia-a-dia.
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

2 Responses to this post

  1. Anônimo on 4 de novembro de 2013 11:30

    Adorei saber disso, de agora em diante, ja posso usar mais vezes o meu celular, que so usava para tirar simples foto e usar no face
    legal amei o post

  2. Martiniano Júnior Almeida on 10 de novembro de 2013 08:28

    Olá!
    Muito interessante essa matéria. Realmente, a maioria dos usuários desconhece esses recursos e só usam a câmera para fotografar.
    Também tenho blog sobre tecnologia móvel (www.dicastecnologicas.com.br) e posto mensagens semelhantes.
    Meus sinceros parabéns pela mensagem.
    Martiniano.

Leave a comment